Clebynho, o Harry Potter do terreiro

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 Postado por Tiago Suavenave
Harry Potter macumbeiro?



Yaê meu povo, só alegria?

Ontem, estava eu surfando na net, quando dei de cara com uma matéria sobre um livro,cujo enredo era algo como um ¨Harry Potter¨ abrasileirado, dado a feitíços e danças de umbanda e candomblé. Só sei que fiquei curioso, então resolvi procurar informações a respeito.
Como no blog (ñ me lembro qual) onde li tal matéria, estava apenas satirizando a parada, decidi fazer minha própria pesquisa a respeito.

Trata-se do livro "Clebynho, o babalorixá aprendiz", de Leandro Muller.


O livro conta a história de um menino da periferia carioca que vai estudar em uma escola mágica de umbanda e candomblé. Ali, ele tem aulas como “Hidrólios e Etnobotânica do Amazonas”, “Voodoo haitiano”, “Comidas ritualísticas”, “Danças ritualísticas”, “Pontos de evocação”, “Entidades”, “Zoologia mística” e vive estranhas aventuras com outros coleguinhas, entre eles Guaraná, um índiozinho brasileiro do amazonas e Erínia, uma estudante intercambista da Islândia. Durante sua jornada para salvar o Uirapuruaçu, um pássaro mágico sagrado, eles enfrentam perigosas criaturas como o peixe-boi-vampiro e a terrível entidade do Exu Penhauer.

Bom, a meu ver, pareçe mesmo com a história do Harry Potter em solo tupiniquim. No entanto não li a obra e por isso nao cabe a mim julgá-la como plágio ou não. Me resta apenas incentivá-los a comprar, ler e me emprestar rsrsrsrs para que eu tire minhas próprias conclusões.

Até a próxima!


0 Response to "Clebynho, o Harry Potter do terreiro"

Postar um comentário